ORDEM DE SERVIÇO É MAIS QUE UMA ORDEM É UMA OBRIGAÇÃO E UM DIREITO

A Ordem de Serviço é um documento que tem a função de emitir comunicações internas. Normalmente muito conhecida como um meio de controle de serviços a serem executados.

Serve basicamente como ferramenta de instrução aos executores do serviço, descriminando, o tipo de atividade, a forma de execução, o prazo e para quem estão realizando tal trabalho.

Pode ser utilizada na relação empresa-cliente, por exemplo, em lojas de eletrônicas, informática ou mecânicas automotivas onde o atendente abre uma Ordem de Serviço contanto todas as informações do cliente aos empregados que executaram o trabalho. Também funcionam entre os setores da empresa, quando uma repartição solicita um determinado serviço a outro departamento.

Mais as Ordens de Serviço não se restringem a utilização em processos de produção, realizações de tarefas e atendimento ao cliente. Pelo contrário, dentro da Segurança do Trabalho ela é uma ferramenta obrigatória em função do subitem 1.7 da NR-01, dando ao empregador, a responsabilidade de elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados por comunicados, cartazes ou meios eletrônicos.

As O.S, assim conhecidas pela maioria dos profissionais de SST, é uma solução simples e prática.a Podendo ser entregue no primeiro dia de trabalho do colaborador ou junto de uma palestra de integração.

Devem constar na O.S os riscos comuns a todas as funções e os riscos inerentes à função do empregado, podendo elencar se: uso de ferramentas inadequadas, improvisação de ligações elétricas, uso de adereços pessoais como brincos, anéis e correntes, quedas,etc.

Podem ser indicadas nas Ordens de Serviços informações práticas sobre acidentes e ações em situações de emergência, além de constar os Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s para cada um dos riscos, bem como, de forma sucinta, a forma de uso do mesmo.

As O.S’s devem indicar objetivamente aos empregados suas obrigações e direitos referentes ao sistema de gestão de SST, de uma forma clara e auto explicativa.

A Ordem de Serviço pode ser feita em duas vias: a primeira entregue ao empregado e a segunda arquivada na pasta individual do mesmo após sua assinatura no termo onde afirma ter recebido a primeira via. Ou mesmo uma via única via ao empregado, onde os empregados assinaram uma lista única assumindo que receberam a primeira via e que comprometem se a cumprir o determinado.

Desta forma estará o empregador cumprindo a legislação, mas, principalmente, proporcionando ao empregado informações que o orientarão em suas tarefas e o comprometerão com a sua segurança, tornando-o também responsável nas ações a serem tomadas para evitar possíveis acidentes.

 

 

o que é ordem de serviço, Ordem de serviço

segunda 15 março 2010 01:02



10 comentário(s)

  • Rafael Pereira Lima mailto Sex 10 Out 2014 15:07
    Bom dia! Outra pessoal além do técnico de segurança pode assinar a ordem de serviço como instrutor?
  • victorcostasst Qui 14 Ago 2014 13:40
    Prezada Jacheline,

    Boa tarde! A descrição contida na OS deve ser aquela relacionada a descrição da função exercida por determinado cargo, muitas das vezes bem semelhante ao CBO da função. Que na empresas que trabalhei são as mesmas descrições das Instruções de Trabalho da Qualidade. Os documentos devem se "falar" Qualidade, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho andam de mãos dadas. Espero ter lhe ajudado, qualquer dúvida por favor entrar em contato.
  • Jacheline mailto Qui 24 Jul 2014 19:36
    A descrição das atividades desenvolvidas na OS, devem ser baseadas na descrição do cargo de cada função, ou a descrição é aquela que consta na Instrução de Trabalho ( documento da qualidade )??
  • victorcostasst Sex 12 Out 2012 18:46
    Prezada Thalita,

    Constam orientações e medidas gerais sobre as atividades, medidas sobre segurança e saúde, EPI's mínimos, obrigações do empregado, assim como recomendações em caso de acidentes, situações de emergância ou até mesmo direito de recusa de tarefa. Mais alguma dúvida?
  • Thalita mailto Ter 09 Out 2012 15:48
    O que consta em uma ordem de serviço.
  • victorcostasst Qua 15 Ago 2012 16:25
    Prezada Marilza,

    Defina as atividades e correlacione os riscos de cada uma, identificando as medidas de controle. Me envie o modelo que você usa para poder dar umas dicas.
  • marilza mailto Sex 10 Ago 2012 05:25
    preciso elaborar uma ordem de serviço para uma balconista de supermercado mas ela atende frios e padaria junto não sei com fazer pode me ajudar
  • victorcostasst Seg 28 Mar 2011 15:04
    A Ordem de Serviço deve ser explicada e apresentada em um treinamento formalizado com os funcionários assinando seu recebimento, assim como sua apresentação.

    Além disso a ordem de serviço pode ser disponibilizada em quadros de avisos, intranet, DDS entre quaisquer meios de comunicação e divulgação da empresa de forma periódica e contínua.
  • victorcostasst Qua 16 Mar 2011 23:20
    Em que posso lhe ajudar? Já tens a problemática definida ou o objetivo do TCC? Dado o problema a ser desenvolvido, podemos identificar como agir.
    Aguardamos contatos.
  • victorcostasst Ter 01 Jun 2010 21:14
    Que bom que ajudamos em seu trabalho, qualquer outra dúvida sobre o assunto deixe um recado!!!


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.211.219.20) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para victorcostasst

Precisa estar conectado para adicionar victorcostasst para os seus amigos

 
Criar um blog