BOAS IDÉIAS DEVEM SER APROVEITADAS, NÃO CONCORDAM?

Blog de victorcostasst :Segurança do Trabalho, BOAS IDÉIAS DEVEM SER APROVEITADAS, NÃO CONCORDAM?

ANDRADE GUTIERREZ É PREMIADA POR CAPACITAÇÃO EM SST

Data: 19/03/2012 / Fonte: Revista Proteção

Foto: Divulgação Andrade Gutierrez

A empresa Andrade Gutierrez teve seu Programa Moti­va­cional de Desenvolvimento de Liderança (PMDL) reconhecido pelo Prêmio Proteção Brasil 2011 como o Melhor Case da Categoria Capacitação em SST.

Desde seu lançamento, em maio de 2009, buscou um compromisso mais forte de toda a liderança com as questões de segurança. A companhia acreditava que o exemplo diário da liderança na gestão de SMS seria uma mensagem que estimularia todos os demais funcionários a adotarem também as melhores práticas de segurança no planejamento e execução de suas tarefas. Outras iniciativas do programa foram: investir na comunicação como ferramenta de propagação de conceitos e práticas; desenvolver e aplicar pro­cessos de capacitação e avaliação da mão de obra direta nas frentes de trabalho, além de realizar treinamentos técnicos de SMS em formato de circuitos envolvendo de forma simultânea os encarregados e suas respectivas equipes.

Segue abaixo trecho da Proteção Seleção Edição 11/12 de 23 de Março de 2012:

“(...) Nem sempre ações tradicionalmente u­tilizadas na prevenção de acidentes se mos­tram eficazes. Muitas vezes é preciso investir forte em capacitação para garantir bons resultados na área de Saúde e Se­gurança do Trabalho. Melhorar o preparo dos líderes e gerentes pode ser uma saída para melhores condições de trabalho e, de quebra, aumentar os índices de produtividade. O PMDL (Programa Motivacional de Desenvolvimento de Liderança), da Cons­trutora Andrade Gutierrez, viu na ca­paci­tação de seus líderes a possibilidade de diminuir situações de risco que já estavam se tornando um problema para a empresa, uma das maiores do Brasil no setor.

Executando serviços na obra de extensão da Refinaria do Planalto, a Unidade AG/RPLAN trabalhou na modernização da Refinaria de Paulínia que irá produzir um combustível mais limpo. Esta Unidade pertence ao Segmento de Obras Industriais na UNI (Unidade de Negócio Industrial) e hoje representa um dos maiores contratos individuais da Construtora Andrade Gutierrez, atendendo à Petrobras. "Estáva­mos com um número elevado de ocorrên­cias, principalmente envolvendo mãos, pés e fagulhas nos olhos, e precisávamos criar estratégias de combate", conta Sarah Ro­riz, coordenadora de Treinamento e Responsabilidade Social da empresa e responsável pela implantação do PMDL.

As atividades em Paulínia foram ­iniciadas em agosto de 2008 com a parte de projeto. Em janeiro de 2009 começou a construção que terminou em dezembro de 2011. No pico da obra, trabalharam mais de 3 mil funcionários. "Realizamos ações estruturadas de prevenção, como treinamentos técnicos de SST, palestras e campanhas motiva­cionais e educa­ti­vas. Mesmo assim as ocorrências em nosso empreendi­mento continuavam elevadas". Medidas mais amplas e inovadoras, que pudessem reverter rapidamente o quadro, que gerava muita preocupação à gerência da obra e ao cliente, foram adotadas. "Não podía­mos esperar mais. Tínhamos que agir. Iniciar um esforço coletivo de conscientização da gravidade da situação e fomentar para que todos os colaboradores assumissem uma postura de comprometimento total com as questões de segurança." (...)”

Andrade Gutierrez é premiada, Capacitação em SST, Melhor Case de Capacitação em SST, Revista proteção

domingo 25 março 2012 09:21



4 comentário(s)

  • victorcostasst Sex 06 Abr 2012 14:20
    Obrigado Vanderson!
  • victorcostasst Sex 06 Abr 2012 14:19
    Com certeza Renato!
  • Renato Rocha mailto Seg 26 Mar 2012 18:29
    A adesão dos lideres é sem dúvida uma forte influência para os colaboradores, Tanto no motivacional quanto no uso de Epi's! Muito bom!!!
  • Vanderson mailto Seg 26 Mar 2012 03:14
    Parabéns pela iniciativa...........


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.198.142.255) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para victorcostasst

Precisa estar conectado para adicionar victorcostasst para os seus amigos

 
Criar um blog